domingo, 5 de setembro de 2010

Que é o homem?


Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado... ? — Jó 7.17
Quando Jó pergunta "Que é o homem?" é como se dissesse, o homem não passa de algo desprezível, mas o Senhor ainda assim o estima e o enaltece. Além disso, apesar de o Senhor nos proibir de pôr o coração e os afetos nas coisas terrenas (Colossenses 3.2), no que elas têm de melhor, em tudo quanto é abrangido pela palavra ou título "riquezas" (Salmos 62.10); e apesar de a razão para no-las proibir é a de serem vis, ele, porém, tem prazer – ó infinita bondade! – em pôr o coração em nós, embora sejamos desprezíveis, e, como pecado, mais vis do que todas essas coisas, mais vis que a mais desprezível delas.

Outra vez temos pergunta semelhante: "SENHOR, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes?" (Salmos 144.3). Que é o homem? Essa é uma pergunta aviltante, que implica ser o homem algo desprezível, ou mesmo um nada. Logo, não é isto maravilhoso, não é fruto da graça livre e abundante, que Deus leve em conta ou considere o homem tanto assim?

Então, se Deus põe assim o coração no homem desprezível, não deveria o homem pôr o coração no Deus infinitamente excelso? É possível afirmar que Deus desce – certamente ele condescende muitíssimo – quando põe o coração no homem. O Senhor "se inclina [i.e., se humilha]", diz Davi (Salmos 113.6), "para ver", quer dizer, para tomar conhecimento ou considerar "o que se passa no céu e sobre a terra". Ora, Deus desce, condescende e se humilha muitíssimo mais quando põe o coração no homem, o que é humilhação para ele, e não deveria o homem vil pôr muito mais o coração no excelso e glorioso Deus? O que não é só o seu dever, mas também a sua felicidade, honra e exaltação!

 

Autor: Joseph Caryl (1602-1673)
Fonte: Bible Thoughts, Ingram Cobbin (org.), Soli Deo Gloria Publications, 1995 (reimp.), pp. 15-16.
Tradutor: Marcos Vasconcelos
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